CNH Digital SC

Saiba como fazer o cadastro para tirar a CNH Digital SC

Quem nunca esqueceu a carteira, não é mesmo? Incidentes acontecem e, às vezes, ficamos um pouco aéreos e esquecemos de coisas importantes antes de sair de casa, seja a carteira, as chaves do carro, ou até mesmo, a TV ligada o dia todo.

Pensando nisso, a CNH Digital ou, simplesmente, a CNH-e é um documento digital que surge para substituir o uso da carteira de habilitação impressa, poupando espaço e fazendo com que o cidadão sempre tenha acesso fácil ao seu documento.

Esse novo tipo de documento vem para simplificar a vida do condutor que, com apenas alguns cliques, consegue emitir a CNH Digital, tendo acesso a qualquer hora a sua carteira de habilitação, diretamente do celular.

Em Santa Catarina, por exemplo, a CNH-e já está liberada para os condutores que desejarem a nova documentação e, para ter acesso, basta se cadastrar no site e no aplicativo do Detran.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como essa ferramenta funciona?

Bom, então continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo que a CNH Digital SC tem a te oferecer.

CNH Digital SC


CNH Digital Detran SC

O Detran SC é o órgão responsável pela administração do tráfego e formação de novos condutores em cada estado e, por ser uma instituição estadual, o seu funcionamento pode variar de acordo com cada região.

No sul do país, o Estado de Santa Catarina é um dos que oferece a CNH Digital SC aos condutores a fim de facilitar a vida tanto dos cidadãos quanto do próprio Detran.


CNH Digital SC como funciona

Uma documentação completamente eletrônica, a CNH Digital SC oferece uma nova forma de utilizar a carteira de habilitação: através do telefone celular.

Com a CNH-e, o usuário pode andar com a carteira de habilitação o tempo todo, diretamente em seu smartphone.

O documento funciona através de uma aplicação online – disponível para condutores com a carteira de habilitação atualizada, com QR code no verso – que pode ser instalada nos celulares.

Assim, mesmo desconectados os condutores conseguem acessar a CNH Digital SC e apresentá-la quando necessário.

O projeto de melhorias tecnológicas veio para facilitar, de fato, a vida do cidadão, que agora não precisa mais carregar a carteira de habilitação para todo o lugar, podendo utilizar a CNH Digital SC, que possui a mesma validade jurídica do que o documento impresso.


CNH Digital SC Denatran

A plataforma online dos serviços do Detran, o Denatran é o responsável pelo cadastramento de novos usuários à plataforma, a fim de guiá-los para a emissão correta da CNH Digital SC.

Dessa forma, através do site do Denatran, o condutor consegue se inscrever para a CNH Digital SC e realizar a solicitação do documento eletrônico.


CNH Digital SC cadastro

Como dito acima, o cadastro da CNH Digital SC é feito por meio do site do Denatran, onde o usuário deve seguir os seguintes passos para solicitar o documento:

Passo 1: Acesse o site do Portal de Serviços do Denatran e clique em cadastrar. Preencha seus dados e aguarde o e-mail de confirmação.

Passo 2: Abra o e-mail de confirmação e faça login na plataforma direcionada.

Passo 3: O Denatran irá informar se há necessidade da validação dos dados em um posto de atendimento. Caso for preciso, vá até uma agência do Detran e informe seus dados – telefone e e-mail.

Passo 4: Feito isso, baixe o app da CNH Digital SC no seu dispositivo e faça login com os dados cadastrados no portal do Denatran.

Pronto! Dessa forma, a CNH Digital SC estará disponível no seu aparelho.


CNH Digital SC app

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito que é utilizado para a suportar a CNH Digital SC está disponível para todos os aparelhos smartphones.

Assim, o condutor consegue fazer o download em todas as plataformas, seja através da PlayStore ou da AppStore.


Baixar CNH Digital Detran SC

Vale ressaltar que o download do app pode ser feito em todas as lojas de aplicativos e ele não ocupa muito espaço no dispositivo.

Com isso, basta acessar a PlayStore ou a AppStore e procurar pelo nome da aplicação – a instalação é feita em poucos minutos e logo o condutor já garante o seu acesso à CNH Digital SC.


Ativar CNH Digital Detran SC

A ativação da CNH Digital SC é simples e pode ser feita conforme explicado no passo a passo anterior.

O usuário precisa acessar a plataforma de serviços do Denatran e se cadastrar. Logo em seguida, basta instalar o app e fazer login.

Ao fazer isso, o documento estará disponível e o condutor conseguirá apresentá-lo quando necessário.

Ativar CNH Digital Detran SC


CNH Digital SC renovação

A tecnologia auxilia o cidadão em diversos aspectos e com a renovação da CNH Digital SC não é diferente. Afinal, com as novas plataformas, o serviço pode ser feito diretamente pela internet.

Nesse caso, é só acessar o site do Detran SC e realizar a solicitação do serviço na área “Detran Digital”.

Viu como pode ser simples conseguir a sua CNH Digital SC?

DetranSC

O DetranSC é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.